Novo perfil do facebook (Timeline)

Em sua última conferência (f8), o Facebook anunciou uma nova forma de mostrar os perfis dos integrantes da rede social. Eles chamaram essa nova forma de visualização de timeline, ou “linha do tempo” em uma tradução literal. Não é a primeira vez que o Facebook modifica a forma como vemos as informações das pessoas, mas é, com certeza, a mudança mais radical. Antes víamos um apanhando de informações pessoais divididos em seções: Informações, onde víamos os gostos, páginas recomendadas, músicas favoritas, filmes favoritos, etc; Mural, onde víamos as interações daquele perfil com os outros (posts feitos por outros perfis, links e mensagens compartilhadas) e outras. Embora essas informações já digam muito sobre a pessoa, elas não possuem um componente temporal, que será adicionado nessa nova maneira de mostrar o perfil.

Perfil atual

 

Perfil novo com timeline

Além de adicionar o fator tempo às informações do perfil, isto é, poderemos ver a evolução dos gostos e informações já compartilhadas, foram criados novos tipos de interações com o facebook, poderemos colocar informações sobre que músicas estamos escutando, a compra de um imóvel, ou qualquer outro evento marcante que se queira compartilhar. Dentro desse novo conceito, estamos desenvolvendo uma plataforma que usará essas novas interações para, inicialmente, permitir que se escute e compartilhe música no Facebook.

Com isso o Facebook pretende duas coisas, preencher o vazio de informações sobre o período em que você não tinha um perfil. Isto é, ele quer que você preencha eventos e dados de quando você ainda nem tinha internet ou de quando não utilizava o Facebook. A segunda pretensão ao aumentar o número de interações possíveis é fazer com que ele possa saber mais  sobre as interações humanas, curtir um evento, um link ou um site já não é tão informativo como saber que músicas você realmente ouve, quais amigos que gostam das músicas que você gosta e como se dá o seu relacionamento com eles. Se quando você ouve uma música, quais pessoas também passam a escutá-la e assim por diante.

E para que isso? Para aumentar e otimizar ainda mais a capacidade de fornecer anúncios que atinjam você diretamente. Além de passar a fazer com que você passe mais tempo nele, seja preenchendo essas informações mais detalhadas, ou lendo as informações mais detalhadas dos seus amigos. Quanto mais tempo você passa dentro do Facebook, mais chances um anúncio tem em captar sua atenção.

Esse perfil novo, ainda não está disponível para todos, mas em breve estará. Se você quiser testá-lo basta se tornar um desenvolvedor no facebook, recomendo este passo a passo em português.

E você gostou desse novo perfil do Facebook? Preencherá os dados do período que você não tinha um perfil lá, transformando ele num verdadeiro diário da sua vida?

Esta entrada foi publicada em Blog e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a Novo perfil do facebook (Timeline)

  1. Maiane de Assis disse:

    O facebook disponibiliza essa ferramenta gratuita, tudo parece ser perfeito, mas até onde isso nos beneficia? o custo que pagamos é a perda da privacidade. A ideia é muito boa, é uma inovação legal, atraente, mas também pode ser usada para o mal. O facebook tem ajudado à ladrões e sequestradores, pois ele disponibiliza as informações das pessoas de graça e de forma fácil. Só uma olhada em seu mural e em seus álbuns de fotos e o sequestrador saberá qual é seu poder aquisitivo, seus bens, ou vc mora, estuda, foto de seus amigos e família.
    Precisamos tomar cuidado! Devemos aproveitar as ferramentas gratuitas, mas sempre nos guardando, sem colocar informações demais. Fica a dica!

  2. Pingback: Timeline do Facebook para páginas | ARQABS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>