Vantagens do Daily Meeting do SCRUM

De uns dois meses para cá, adotamos o daily meeting aqui na ARQABS. Daliy meeting são reuniões diárias recomendadas pelo método ágil de desenvolvimento de software SCRUM. Essas reuniões são rápidas, duram em torno de 15 minutos apenas, e o objetivo é que os integrantes do time respondam a três perguntas:

  1. O que fiz ontem?
  2. O que farei hoje?
  3. Possuo impedimento? Se sim, o que está me impedindo?

Os membros do time, em pé ou sentados, discutem essas três perguntas juntos. Essa simples reunião diária traz muitas vantagens para a equipe e para o desenvolvimento do projeto. Algumas dessas vantagens foram listadas a seguir:

  • traz motivação para a equipe;

  • traz uma maior / melhor compreensão dos problemas e objetivos do projeto. Se a equipe conhece o problema é mais fácil e rápido achar a solução. Geralmente a equipe tem capacidade de resolver o problema, mas não resolve porque o desconhece ou entendeu errado qual é o problema.

  • Melhoria na comunicação da equipe;

  • A produtividade aumenta porque há um melhor entendimento do problema por parte da equipe e porque nas reuniões são discutidos os impedimentos que cada membro está tendo, fazendo a equipe chegar a melhor solução junta. Quando várias pessoas estão pensando a respeito de um problema, há mais chances de encontrar uma boa solução. Nessa busca por soluções, são trocadas experiências entre os membros do time então, o time ganha conhecimento e experiência com seus erros.

  • União da equipe. A equipe se encontra todo dia, mesmo que o encontro seja rápido, os integrantes já estão acostumados uns com os outros. A barreira de comunicação é quebrada. Se o funcionário estiver com problemas ou se precisar de uma ideia ou solução de outro funcionário ele se sentirá mais seguro e a vontade para procurar alguém do time.

  • A velocidade do projeto tende a aumentar porque os impedimentos são compartilhados e resolvidos rapidamente em conjunto.

  • As reuniões podem ser usadas para controlar o andamento do projeto. Saber onde estamos no projeto, o que já foi feito e o que falta fazer é possível quando se usa o daily meeting. Não deixa o projeto muito solto, sem perspectivas, prazos e objetivos.

  • O retrabalho tende a ser menor, uma vez que a equipe possui uma visão única e comum sobre o objetivo do projeto. Evita problemas de comunicação interna.

Essas são algumas vantagens das reuniões do daily meeting. Começamos a implementar há pouco tempo na empresa, mas já podemos ver a maioria desses resultados. Outro ponto positivo do Daily Meeting é que o resultado das melhorias são percebidas rapidamente.

Sua empresa também implementou o daily meeting? Quais outras vantagens você observou? Conte-nos sua experiência!

Onde posso ler mais sobre o daily meeting:

http://www.brunocarvalho.com/2008/05/19/daily-meeting-e-comprometimento/

http://improveit.com.br/scrum/daily_scrum

Esta entrada foi publicada em Blog e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.