Estes dias resolvi utilizar uma IDE para poder debugar um código PHP aqui no escritório, e como todo mundo aqui já usa, instalei o NetBeans. Logo vieram os comentários sobre a problemática da instalação do Xdebug junto com ele e da sua utilização.

Me enviaram diversos links com exemplos de como fazê-lo, e o que mais achei interessante foi o fato de que o que parecia ser um procedimento complexo, descobri ser na verdade, muito simples.

O melhor e mais completo tutorial para essa configuração vem do próprio site do NetBeans, e contempla diversos SOs. Joe Kovar, do blog Develobert, levanta alguns pontos que podem dar erros aqui.

E eu, deixo algumas considerações sobre alguns posts que li e que não precisam ser feitos:

  • Para quem usa CodeIgniter, não é preciso modificar a configuração dele para debugar seus projetos;
  • Não é preciso instalar nenhum plugin no browser, nem no Chrome, nem no Firefox. Pelo menos eu não precisei e estou debugando 😉
  • A configuração zend_extension_ts só deve ser utilizada no Windows com versões do PHP menores do que a 5.3;
  • Tomar cuidado na configuração do php.ini, pois pode ocorrer de existir a entrada ‘extension=/caminho/para/xdebug‘, que não deve existir caso esteja usando o zend_extension ou zend_extension_ts. Quando a entrada extension estiver carregando a biblioteca Xdebug, você terá este warning no log: Xdebug MUST be loaded as a Zend extension;
E você, teve algum problema neste percurso? Conseguiu instalar e debugar direitinho? Precisou executar alguns dos passos que descrevi como desnecessários? Precisou fazer algum passo não listado nos tutoriais indicados?
Conte! Queremos saber!

5 Comentários
  1. rafaelunique 7 anos atrás

    Pretendo fazer alguns testes essa semana. Para manter o ambiente de desenvolvimento pronto no Windows 7 Home Premium, afinal, Linux não é tudo 😛 .

  2. marcos 5 anos atrás

    Não consegui fazer o xdebug funcionar, não entendi muito bem o link que vc passou e o outro com os possiveis erros esta fora do ar.
    Preciso de uma ajuda com isso.
    grato

    • ARQABS 5 anos atrás

      Fala Marcos,

      Realmente o segundo link não está funcionando e nem o o blog é mais o mesmo?!
      Mas me diga, qual seu ambiente? Onde está tentando fazer funcionar?
      Dá algum erro? Qual?

      • marcos 5 anos atrás

        Oi amigo, obrigado pelo retorno, veja estou usando windows 7, wampserver ultima versão baixada do proprio site e configurei o php.ini igual ao que vc diz e quando abro o netbeans 7.3 , bem abaixo da tela ele da a mensagem “tentando se conectar ao xdbug” e fica com essa mensagem e não faz o debug. Não sei bem configurar o net beans para servidor local, pode ser isso que esteja errado, eu sempre utilizei o netbeans remoto.
        Um abs
        marcos

Envie uma Resposta

Faça com quem faz bem feito!

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?