Sempre que estou conversando com alguém sobre o Facebook e a presença de empresas nele, surge uma questão estratégica: como adentrar esse universo? Utilizando um “Perfil” ou uma “Página”? Existem diversas respostas para isso, e a mais direta possível é “Página”. E por quê? Porque o Facebook quer assim!

Essa seria a resposta já que se você criar um Perfil no Facebook para um empreendimento, você estará violando os termos e condições de uso do Facebook, e seu perfil poderá e será apagado conforme consta neste FAQ.

Não vou entrar em maiores detalhes sobre o porquê de utilizar Página ou Profile no Facebook já que este assunto já está bastante dissecado pela internet. Se precisar de alguma referência, há esse ótimo post falando sobre isso.

O que quero discutir aqui é, na verdade, um processo que pode servir para muitos nesse assunto, mas que também pode ser muito discutido. É a transformação de um Perfil para Página. Há pouco tempo o Facebook liberou esta funcionalidade, e a empresa que possui um Perfil pode finalmente se mudar para uma Página e assim ficar na “legalidade”.

Para migrar seu perfil, basta acessar este link estando logado com o Perfil que deseja migrar para Página. Neste Help do Facebook você pode tirar algumas dúvidas. O que não dá para saber ali é o que realmente acontece. O Perfil importado continua existindo apenas como acesso ao Facebook, ou seja, você fica com um “Perfil Fantasma”. Sua foto é importada e seus amigos são transformados em fãs.

Para finalizar, como as funcionalidades de auto-complete do Facebook são baseadas nas suas amizades, e seu perfil não possui mais amigos já que eles viraram seus fãs, você não tem como adicionar um outro administrador para sua página se não for diretamente pelo e-mail dele. Daí saem outras coisas loucas, mas por outro lado, se você está fazendo isso para uma empresa que te contratou, pode ser uma ação interessante que discutirei em outro post.

E você, o que acha sobre Perfis e Páginas no Facebook? O Facebook está correto em apagar os Perfis? E sobre as “loucuras” pertinentes ao estado “fantasma” do Perfil importado?

Queremos saber sua opinião!

3 Comentários
  1. ric 8 anos atrás

    “email (não será publicado)” facebook

  2. […] Nenhum trabalho extra é necessário! Há de se atentar para algumas questões que podem ser lidas nesse post no blog da ARQABS, mas nada que possa complicar nossa […]

  3. […] Nenhum trabalho extra é necessário! Há de se atentar para algumas questões que podem ser lidas nesse post no blog da ARQABS, mas nada que possa complicar nossa […]

Envie uma Resposta

Faça com quem faz bem feito!

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?